Na caminhada para a Páscoa, a Semana Santa tem especial importância, particularmente na tradição da nossa vizinha Espanha. Em Sevilha, atrai anualmente milhares de visitantes. Desde o Domingo de Ramos até ao Domingo de Páscoa, a cidade vive imersa numa tradição que remonta ao século XIV.
As procissões da Semana Santa de Sevilha são um modelo de organização logística, na qual participam 59 confrarias. O aroma da Primavera confunde-se com os do incenso e da cera, intensificando o ambiente religioso que se vive. Todos os dias saem uma média de 8 ou 9 irmandades com o seu estandarte e com milhares de penitentes que distribuem doces às muitas crianças, presentes nas bermas das ruas. É impressionante o sincronismo necessário para se movimentarem os pasos (andores) e há que respeitar rigorosamente os horários e o trajecto até chegar à rota oficial para a confraria anterior passar certos pontos antes da chegada da seguinte. São 8 dias de procissões, podendo prolongar-se cada uma por mais de 6 horas, percorrendo ruas e praças, com o ponto alto na madrugada de Quinta para a Sexta-Feira Santa. Ao longo do percurso, reúne-se uma enorme multidão, vestida a rigor, para venerar as imagens santas e testemunhar o sacrifício das dezenas de costaleros que de olhos vendados carregam os pasos com as imagens sagradas que chegam a pesar 2000 kg, e a auto flagelação dos nazarenos, que de túnica, capuz com máscara e capa, com as cores da sua confraria, desfilam muitas vezes descalços a um passo lento e ritmado pelo martelo do Capataz. O maior receio é a chuva, pois como a humidade pode causar danos irreparáveis nos pasos, às primeiras gotas são suspensas as procissões, inundando a cidade de tristeza.
Quando a semana termina, fica um estranho vazio, pois a estética da Semana Santa sevilhana, uma autêntica sinfonia de cores, beleza e fé, torna-se difícil de substituir na rotina da vida quotidiana, começam então a contar-se os dias para o próximo Domingo de Ramos.
A AAA SVP DESEJA AOS ANTIGOS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS UMA PÁSCOA MUITO FELIZ!
3 comentários:
Olá! :D
Sou novo aqui, mas gostei do ar organizado do blog. Os meus parabéns :)
De facto, não há dúvida que este "fanatismo" pela Igreja chega a ser doloroso em certos casos. Auto-flagelação e essas promessas a carregar pesos etc etc...
Não parece a melhor das tardes bem passadas não senhor. :s
Mas nada contra quem faz, como é óbvio.
Olha, convido-te a passares no meu espaço.. Tem crónicas que podem parecer ligeiramente divertidas. Mas só um bocadinho... x)
Vale a pena a visita, julgo ;)
Cumprimentos!
OLÁAAAA!!!
Vim aqui parar por outro blog e apenas porque achei a foto dos lápis gira e o nome, que me lovou ao perfil, e a curiosidade aumentou, pois a minha área profissional é semelhante.
Ei senão quando percebo que ANDÁMOS NO MESMO COLÉGIO!!! :)
A diferença é que eu andei de 1979 até 1990 ou 1991... por isso, não sei.
Tânia
Responde-me para o meu blog, por favor.
Ricardo Marques,
Bem vindo ao blog! Volta sempre!
Obrigada pelo convite para visitar o teu blog, claro que vou passar por lá.
Foste aluno do colégio SVP?
T,
As coincidências existem, digamos que o Mundo é muito pequeno.
Bem vinda ao blog! Volta sempre!
Enviar um comentário