sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

150 anos da Província Portuguesa

As celebrações dos 150 das Filhas da Caridade em Portugal, iniciadas em Outubro do ano passado, terminaram no fim-de-semana de 7 e 8 de Fevereiro de 2009.
No sábado, dia 7, realizou-se a tarde cultural que se iniciou com a entoação do Hino dos 150 pelos alunos do Externato. Durante a tarde assistiu-se ainda à declamação de poemas, à visualização de um DVD relativo à história das Filhas da Caridade em Portugal, a actuações de ballet dos actuais e antigos alunos, a canções interpretadas pelos alunos, à actuação da Tuna Universitária da Escola Superior de Enfermagem, e a diversas homenagens realizadas às Filhas da Caridade realizadas pela Juventude Mariana Vicentina, pela Associação de Pais do Colégio e pelos Antigos Alunos.
No Domingo, dia 8, as celebrações recomeçaram com uma Eucaristia celebrada pelo Padre George Gregory, o padre Superior Geral da Congregação, animada pelas canções do Coro dos alunos do Colégio e transmitida em directo pela TVI. Durante a tarde, decorreu o lançamento do livro "As Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo em Portugal", apresentado pelo Sr. Engenheiro Roberto Carneiro. A sessão solene contou também com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, do Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato e Paulo Fontes, membro do Centro de Estudos de História Religiosa da UCP.
Foram dois dias de celebração e convívio resultantes da conjugação de esforços de toda a Comunidade Vicentina que se uniu para prestar homenagem e agradecer às Irmãs da Província Portuguesa das Filhas da Caridade, por todo o bem realizado ao longo destes 150 anos.

Sem comentários: