sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval...

A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "Carnaval".
Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda), último dia antes da Quaresma.
Certamente que em criança também brincaste muito ao Carnaval e te mascaraste das mais diversas personagens durante os anos em que estiveste no colégio.
Conta-nos então como era o dia da Festa de Carnaval no teu tempo do SVP...
A que te mascaravas? Que partidas pregaste?

2 comentários:

Fernando Coelho disse...

Eu como sou do sporting tudo o que tenha a ver com QUARESMA a mim já nao me diz respeito...

nao sei se é por isso que nunca liguei ao carnaval... talvez se fosse brasileiro...

Valdemir Reis disse...

Olá! Estou lhe visitando, parabéns, seu blog é encantador, harmônico, excelente! Sinto-me honrado e feliz. Confesso que gostei de ter passado aqui. Somos felizes quando contribuímos para a felicidade dos nossos semelhantes. Votos de muito sucesso, de par com os de um de uma próspera e produtiva semana de trabalho, sucesso, muito brilho, fiquem com Deus. Encontrar-nos-emos sempre por aqui... Aguardo sua visita. Felicidades, muita paz e proteção.
Valdemir Reis