Pensar o Natal
Primeiro os dias ficam mais curtos. Depois, aparece a chuva. Por fim, o frio instala-se. São estes os primeiros sinais que nos dizem que algo se aproxima. E, então, apercebemo-nos. Damos conta que o Natal está à porta. Mais um. Ainda há tão pouco tempo andávamos de manga curta e sandálias e já é Natal? Temos de começar a preparar o Natal. Temos de correr para as lojas perfeitamente decoradas para comprar o presente perfeito. Ou melhor, os presentes perfeitos, pois são muitas as pessoas a quem temos obrigação de oferecer uma lembrança. Fins-de-semana, feriados e tardes intermináveis a calcorrear os corredores dos centros comerciais. Dinheiro a jorrar das caixas multibanco. Filas e filas de carros a entrar nos parques de estacionamento. Finalmente chega a noite esperada! Reúne-se parte da família à volta de uma mesa farta: peru, bacalhau, milhares de doces, frutos secos e vinho do porto. Chega a hora dos presentes, da excitação, do papel e laços pelo ar. Finalmente é hora de deitar! No dia seguinte, começa outra vez o ritual de Natal; almoçar com o resto da família, desembrulhar mais presentes e Ala, que se faz tarde! Amanhã é dia de trabalho. Que cansaço. Que estafeira. Ainda bem que o Natal é só uma vez por ano!
É este o Natal que queremos? Consumo, vida apressada e falta de comunicação? Ou queremos festejar a Vida e o Amor? O Natal é um tempo de Paz, Alegria, Luz, Cor, Reunião Familiar. Mas também pode ser um tempo de profunda tristeza e nostalgia para quem, por qualquer razão, está longe da família. Ou porque, simplesmente, não a tem. O Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo. E é em Jesus Cristo que temos de pensar quando nos reunimos no Natal. Mais do que presentes, mais do que mesa farta, o que devemos pedir a Jesus Cristo neste Natal é Paz, Alegria, Luz, Cor, Amor e Vida para nós e para os que não estão connosco neste dia tão importante. Mas que têm um lugar privilegiado nos nossos corações.
A todos os Antigos Alunos do Externato de São Vicente de Paulo, bem como às suas Famílias e Amigos, a Associação de Pais deseja um muito feliz e Santo Natal e um Ano Novo de 2009 cheio de Cristo nos corações.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário