sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O pátio do colégio

Decorridos alguns anos sobre a minha saída do SVP, tenho alguma facilidade em fazer uma leitura desapaixonada sobre a minha passagem por lá. Quando saí, não quis ter nada a ver com missas, freiras, padres nem mesmo antigas colegas. Porquê? Talvez fosse alguma forma de rebeldia ou apenas simples parvoíce.
No entanto, de vez em quando lembrava-me de episódios pontuais e o sorriso aflorava-se nos meus lábios. Como daquela vez em que fiz a seguinte pergunta à Irmã Berta: Se Adão e Eva tiveram dois filhos e se Caim matou Abel, como é que nós aparecemos todos? Imediatamente levei um puxão de orelhas e a resposta Isso não se pergunta! A verdade é que, ao fim destes anos todos, continuo sem resposta. Enfim... divago.
Por muito mau que pensasse que o colégio tivesse sido, a verdade é que hoje as minhas duas pipocas mais doces andam lá - uma pipoca no 2.º ano e outra pipoca no Jardim de Infância. E porquê? Porque, no fundo, aquele sítio sempre foi a minha casa longe de casa, porque as Irmãs acabam por ser como aquelas tias chatas que às vezes não queremos ver à frente, mas sem as quais não conseguimos viver, porque o colégio é O Colégio!
Ah! E porque em algum cantinho daquele pátio, aprendi a ser feliz!

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu também sou uma ex-aluna e quando lá andava estava smp desejosa de me vir embora mas, hj em dia e olhando para tras sei que aqueles foram anos muito felizes !!
Porque o colégio é O Colégio e apesar das irmãs serem por vezes aquelas tias chatas, sinto um carinho muito especial e até necessidade de lá ir de vez em quando, para poder relembrar e ver os cantinhos onde também eu aprendi a ser feliz !

Anónimo disse...

Olá, eu também sou ex-aluna e também tenho óptimas recordações daquele pátio e daquela casa. Foi o lugar onde eu cresci e onde passei muitas horas durante alguns anos da minha vida.

Anónimo disse...

E lembram-se do Balancé? Dos ferrinhos verdes? E do sitio da sirumba?

Ana das Pontas disse...

Oi oi!! Cheguei até aqui através de um comentário deixado no blog do Jedi Master Atomic! Andei 14 anos em SVP e achei a maior das coincidências!!! Vou já adicionar o blog ao meu cantinho para ficar a par das novidades!!

Bjs ***

Zaahirah

Ass. de Antigos Alunos SVP disse...

Olá Zaahirah,
Bem vinda ao blog! Volta sempre!
Pois é, há coincidências engraçadas... Diz-se que todos os caminhos vão dar a Roma, pelos vistos também há muitos caminhos que vêm dar ao blog!