sábado, 14 de novembro de 2009
Reportagem - Dia do Antigo Aluno SVP 2009
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Dia do Antigo Aluno SVP 2009
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Regresso às aulas
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Em algum lugar do colégio
A todos, a Associação dos Antigos Alunos deseja boa sorte e até breve!
domingo, 5 de julho de 2009
E assim foi a Festa das Familias 2009...
sábado, 20 de junho de 2009
Festa das Familias 2009 - 27 e 28 de Junho
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Antigos Alunos no Facebook
A administradora do grupo é a Vanessa Veiga.
Passem por lá, sim?
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Globetrotters em Portugal
Os Globetrotters eram inicialmente uma equipa competitiva e apesar do seu gosto pelo entretenimento, apenas faziam palhaçadas para a audiência depois de estabelecerem uma liderança segura no jogo. Em 1939, eles aceitaram o convite para participarem no World Professional Basketball Tournament, onde eles encontraram o New York Rens, nas semi finais no que foi o primeiro grande confronto entre duas grandes equipas de Basketball constituídas por jogadores negros.
Os Globetrotters trabalharam gradualmente as suas rotinas cómicas até ao ponto de passarem a ser conhecidos mais como entertainers que como desportistas. Destacam-se pela sua incrível coordenação e habilidade usando uma ou mais bolas de Basketball e executando movimentos espectaculares. Conhecidos por quebrar as regras do jogo em prol do entretenimento, os Globetrotters acreditam que o basquetebol pode mudar alguma coisa. Slick Willie Shaw e Moo Moo Evans foram os dois primeiros Globetrotters a aterrar em Portugal. "É importante chegarmos a toda a gente e a pessoas de variadas culturas. O basquetebol é uma linguagem universal. Quando as pessoas nos vêem vestidos com os fatos de treino dos Globetrotters sorriem logo", afirma Shaw.
domingo, 24 de maio de 2009
Cool Day 2009 - Reportagem
O desastre químico...
A Ópera silenciosa...
Pipeline... Tiro à lata... Atravessa o Rio...
Atesta o depósito...
A hora do basket...
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Brindes precisam-se!
Como sabem, a Festa das Famílias está a aproximar-se a passos largos. Para a festa ter sucesso e não se quebrar a tradição, é necessária a colaboração de todos.
A Quermesse, ponto centralizador de miúdos e graúdos, precisa desesperadamente de brindes para brilhar como é costume. Para tal, a Associação de Pais do SVP apela à vossa generosidade e pede que levem brindes para a Quermesse.
Brinquedos, livros, bolas, lápis de cor, blocos, fitas porta-chaves, bijuteria, CDs, mochilas, bonés, cordas de salta. Tudo isto e muito mais são essenciais à festa rija.
Basta entregarem os brindes no portão verde e depois esperar até à Festa das Famílias para os verem reluzir nas famosas prateleiras da Quermesse!
sábado, 16 de maio de 2009
sábado, 2 de maio de 2009
Feira do Livro
"A Nova Feira do Livro assume-se (...) como evento fundamental para a divulgação do livro e o fomento dos hábitos de leitura, contribuído decisivamente para o aumento do nível de literacia em Portugal e a promoção de Lisboa como cidade de cultura."
Então vamos!
2ª a 5ª Feira: das 12h30 às 20h30
6ª e véspera de feriados: das 12h30 às 23h00
Sábados: das 11h00 às 23h00
Domingo: das 11h00 às 22h00
mais em: http://feiradolivrodelisboa.pt/
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Cinema Independente
terça-feira, 28 de abril de 2009
Estoril Open 2009
Em 2009, uma das estrelas em consagração da prova, actualmente no 10º posto do ranking ATP, o promissor James Blake, visitará pela primeira vez Portugal, sendo um dos cabeças de cartaz. Tendo já João Lagos confessado que James Blake é um dos jogadores que mais aprecia, não apenas pela espectacularidade do seu ténis, mas também pela forte personalidade o caracteriza, acrescentando que para além de ser um tenista fisicamente impressionante e com um tremendo golpe de direita, é sobretudo um campeão muito respeitado pelos seus pares e que ultrapassou as maiores adversidades da vida para se tornar num dos tenistas preferidos do grande público.
Apesar de actualmente ser o russo Nikolay Davydenko que detém a melhor classificação entre os três (5º do ATP) e de já ter conquistado o torneio em 2003 e perdido as finais de 2006 e 2008, Blake está na 10ª posição e Nalbandian em 11º tendo já vencido no Jamor em 2002 e 2006, é no norte-americano que a organização foca mais as atenções, tudo devido ao seu carisma, história de vida e, mesmo, por ser um dos raros tenistas de topo oriundo dos Estados Unidos da América que inclui a prova portuguesa no seu calendário, consequência da aversão à terra batida dos norte-americanos.
A estes 3 tenistas juntam-se o francês Richard Gasquet, o espanhol David Ferrer e o argentino Agustin Calleri, entre muitos outros. A tudo isto, acresce o feito inédito de Frederico Gil que será o primeiro português de sempre com entrada directa por ranking ATP no Torneio do Estoril, havendo a esperança que possa superar-se ao jogar em casa e motivado pelo apoio dos adeptos portugueses.
domingo, 19 de abril de 2009
As fotos do 1º Jantar do Antigo Aluno SVP
quarta-feira, 15 de abril de 2009
domingo, 5 de abril de 2009
A Semana Santa
Na caminhada para a Páscoa, a Semana Santa tem especial importância, particularmente na tradição da nossa vizinha Espanha. Em Sevilha, atrai anualmente milhares de visitantes. Desde o Domingo de Ramos até ao Domingo de Páscoa, a cidade vive imersa numa tradição que remonta ao século XIV.
As procissões da Semana Santa de Sevilha são um modelo de organização logística, na qual participam 59 confrarias. O aroma da Primavera confunde-se com os do incenso e da cera, intensificando o ambiente religioso que se vive. Todos os dias saem uma média de 8 ou 9 irmandades com o seu estandarte e com milhares de penitentes que distribuem doces às muitas crianças, presentes nas bermas das ruas. É impressionante o sincronismo necessário para se movimentarem os pasos (andores) e há que respeitar rigorosamente os horários e o trajecto até chegar à rota oficial para a confraria anterior passar certos pontos antes da chegada da seguinte. São 8 dias de procissões, podendo prolongar-se cada uma por mais de 6 horas, percorrendo ruas e praças, com o ponto alto na madrugada de Quinta para a Sexta-Feira Santa. Ao longo do percurso, reúne-se uma enorme multidão, vestida a rigor, para venerar as imagens santas e testemunhar o sacrifício das dezenas de costaleros que de olhos vendados carregam os pasos com as imagens sagradas que chegam a pesar 2000 kg, e a auto flagelação dos nazarenos, que de túnica, capuz com máscara e capa, com as cores da sua confraria, desfilam muitas vezes descalços a um passo lento e ritmado pelo martelo do Capataz. O maior receio é a chuva, pois como a humidade pode causar danos irreparáveis nos pasos, às primeiras gotas são suspensas as procissões, inundando a cidade de tristeza.
Quando a semana termina, fica um estranho vazio, pois a estética da Semana Santa sevilhana, uma autêntica sinfonia de cores, beleza e fé, torna-se difícil de substituir na rotina da vida quotidiana, começam então a contar-se os dias para o próximo Domingo de Ramos.
A AAA SVP DESEJA AOS ANTIGOS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS UMA PÁSCOA MUITO FELIZ!
sexta-feira, 20 de março de 2009
Uma Exposição a visitar: “A evolução de Darwin”
Terça, Quarta, Sexta e Domingo das 10h00 às 18h00
Quinta e Sábado das 10h00 às 21h00
Galeria de Exposições Temporárias da Sede
Entrada: 4€
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Carnaval...
Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda), último dia antes da Quaresma.
Certamente que em criança também brincaste muito ao Carnaval e te mascaraste das mais diversas personagens durante os anos em que estiveste no colégio.
Conta-nos então como era o dia da Festa de Carnaval no teu tempo do SVP...
A que te mascaravas? Que partidas pregaste?
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
150 anos da Província Portuguesa
No sábado, dia 7, realizou-se a tarde cultural que se iniciou com a entoação do Hino dos 150 pelos alunos do Externato. Durante a tarde assistiu-se ainda à declamação de poemas, à visualização de um DVD relativo à história das Filhas da Caridade em Portugal, a actuações de ballet dos actuais e antigos alunos, a canções interpretadas pelos alunos, à actuação da Tuna Universitária da Escola Superior de Enfermagem, e a diversas homenagens realizadas às Filhas da Caridade realizadas pela Juventude Mariana Vicentina, pela Associação de Pais do Colégio e pelos Antigos Alunos.
No Domingo, dia 8, as celebrações recomeçaram com uma Eucaristia celebrada pelo Padre George Gregory, o padre Superior Geral da Congregação, animada pelas canções do Coro dos alunos do Colégio e transmitida em directo pela TVI. Durante a tarde, decorreu o lançamento do livro "As Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo em Portugal", apresentado pelo Sr. Engenheiro Roberto Carneiro. A sessão solene contou também com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, do Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato e Paulo Fontes, membro do Centro de Estudos de História Religiosa da UCP.
Foram dois dias de celebração e convívio resultantes da conjugação de esforços de toda a Comunidade Vicentina que se uniu para prestar homenagem e agradecer às Irmãs da Província Portuguesa das Filhas da Caridade, por todo o bem realizado ao longo destes 150 anos.